Quem Somos

O Centro de Juventude de Lisboa (CJL), sediado nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP. (IPDJ) em Lisboa, Parque das Nações, é um espaço com caraterísticas próprias para o desenvolvimento de ações no âmbito da educação não-formal, da informação aos jovens e da cooperação internacional. É um laboratório educacional para o desenvolvimento de padrões de qualidade para o trabalho com jovens e ponto focal para a inovação em desenvolvimento de políticas de juventude, no qual os jovens dispõem de apoio educacional de alto nível, espaços físicos para dinamizarem os seus projetos e instalações residenciais. É igualmente um espaço privilegiado onde os jovens podem obter toda a informação sobre os outros setores do CoE, bem como de outras plataformas de informação europeia.

O CJL foi distinguido com o Selo de Qualidade do CoE, em novembro de 2014, em Estrasburgo, após terem sido reunidos os requisitos, exigentes, definidos pelo CoE, no quadro das negociações havidas ao longo de dez meses. Trata-se do reconhecimento do CoE do esforço prestado pelo IPDJ no desenvolvimento de políticas de juventude, bem como do trabalho desenvolvido para e com os jovens na Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal candidatou-se ao Selo de Qualidade do CoE no início de 2013, tendo sido o quinto país a ser reconhecido com um espaço como exemplo e instrumento de boas práticas de políticas de juventude no espaço europeu, sendo o único existente a sul da Europa e na Península Ibérica.

O Selo de Qualidade dos Centros Europeus de Juventude é um projeto do CDEJ - Comité Diretor Europeu para a Juventude do setor da juventude do CoE, iniciado em 2008. O CoE, no quadro do sistema da co-gestão, administra diretamente dois Centros Europeus de Juventude, um em Estrasburgo, inaugurado em 1972, e outro em Budapeste, inaugurado em 1995. Desde o início do projeto foram atribuídos Selos de Qualidade a Adrasan, na Turquia, Brecize, na Eslovénia, Kokola, na Finlândia e Sremski Karlovci, na Sérvia.

O CJL recebeu no dia 1 de julho de 2015, o Selo de Qualidade do CoE para o período 2015-2017, compromotendo-se, numa filosofia de promoção educacional e de aproximação, trabalhar nos próximos anos com a perspetiva de ser uma porta aberta aos jovens para a Europa e para o Mundo e para todos os que trabalham para e com estes.