Celebrou-se no dia 8 de Abril o Dia internacional do Cigano - Declaração do Conselho Consultivo para a Juventude do Conselho da Europa

No passado dia 8 de abril assinalou-se o Dia Internacional do Cigano. O departamento de Juventude do Conselho da Europa Conselho tem tido um papel muito importante no desenvolvimento de respostas e medidas que promovam a inclusão e o acesso a direitos e serviços dos e das jovens ciganos e ciganas.

Neste dia, o Conselho Consultivo para a Juventude do Conselho da Europa realça a responsabilidade partilhada de apoiar a participação dos e das jovens ciganos e ciganas, e de desenvolver movimentos de juventude ciganos fortes: para, por e com pessoas jovens ciganas. Leia aqui a declaração completa.

O Conselho da Europa desenvolveu um Plano de Ação para a Juventude Cigana. Este tem como objetivos apoiar a participação dos jovens de etnia cigana, promover a igualdade de oportunidades de participação e combater os efeitos da discriminação nos e nas jovens ciganos e ciganas.

O Plano de Ação da Juventude Cigana é uma resposta do Conselho da Europa aos desafios enfrentados pelos e pelas jovens ciganos e ciganas na Europa, em particular no que se refere ao seu empoderamento, à participação nos processos de decisão política nas estruturas a nível europeu e às múltiplas realidades de discriminação.

O Plano de Ação para os Jovens Ciganos dá prioridade aos direitos humanos e ao diálogo intercultural como resposta à discriminação e ao anticiganismo, prioriza também a capacitação e o desenvolvimento das organizações e movimentos juvenis de origem cigana.

A formação e a capacitação têm assim um papel importante no Plano de Ação para a Juventude Cigana, não apenas pelo o que cada jovem líder cigano/a pode aprender e desenvolver individualmente, mas também e sobretudo pelo que vão experimentar e fazer em conjunto.

Pode ficar a saber mais sobre este plano de ação na página oficial do projeto

Todas as Atividades