CJL na Semana Internacional da Associação Comenius

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) organizou, de 22 a 26 de abril, uma Semana Internacional, uma iniciativa europeia da Associação Comenius, que contou com a colaboração do Instituto Politécnico de Santarém, do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Centro de Juventude de Lisboa, e do Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Santarém.

Os objetivos gerais desta semana foram dar a oportunidade aos estudantes e professores de contactarem com uma realidade sociocultural diferente, tomarem conhecimento de outro sistema educativo e discutirem um tema que seja de interesse à sua formação, enquanto cidadãos europeus.

Esta semana contou com a participação de 14 estudantes e 6 professores estrangeiros, procedentes de instituições parceiras de ensino superior, que frequentam cursos de formação de educadores e/ou de professores, procedentes da Alemanha, Áustria, Bélgica (flamenga e francófona), Espanha e Reino Unido. Participaram, também, 5 estudantes da ESES, da licenciatura em Educação Social.

O tema desta semana internacional foi "Liberdade e Cidadania Europeia", com um foco muito específico quanto às questões da interculturalidade, no quadro da cidadania europeia e ao papel dos media quer na construção da cidadania europeia quer na consolidação da democracia.

Os estudantes participaram em várias atividades, designadamente ateliês, debates, trabalhos em grupos internacionais, uma visita ao centro histórico, uma visita a Lisboa, para além de visitas a escolas do Agrupamento Alexandre Herculano.

O Centro de Juventude de Lisboa participou nesta iniciativa de Lisboa ministrando um workshop no dia 22 de abril, sobre Educação para os Direitos Humanos e Multiculturalidade.

Todas as Atividades